Craquelê no vidro (artesã Livia Fiorelli)
 



Categoria: Vidro
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de execução: 3 horas
 

Materiais

Verniz vitral Incolor Aquarela Brasil
Solvente Aquarela Brasil
Cola Gel de decoupage Aquarela Brasil
Tinta craquele Palha Aquarela Brasil
Tinta Craquele Verde Pinheiro Aquarela Brasil
Laca Acrilica Cristal Ouro Rico Aquarela Brasil
Goma Laca Incolor Aquarela Brasil
Tinta Plástica Ouro Rico
Papel de decoupage
Álcool
Pincel macio (tipo 484)
Pincel de cerda dura (tipo 456)
Rolinho
Esponja (de espuma)
 




Passo 1


Limpar todo o vidro com o álcool para deixar o vidro livre de gorduras. Recorte o papel desejado. Passe cola gel de decoupage no vidro com o pincel de cerda dura. 




Passo 2


Passe o rolinho para tirar as marcas do pincel.




Passo 3


Cole a figura com o lado direito o papel para baixo, pois vamos trabalhar no avesso o vidro.




Passo 4

Coloque um saquinho plástico sobre a figura e alise para tirar todas as bolhas do papel.
 




Passo 5


Após a secagem da cola, molhe um pedaço do paninho no álcool e limpe o excesso da cola. Passe uma camada de Verniz Vitral incolor em todo o vidro (onde esta sendo feito o trabalho). Se passar uma camada fina, passe uma segunda demão (com pincel macio). Limpe o pincel no solvente para ele não ficar duro. Lembrando que o verniz vitral é solúvel no solvente.
 




Passo 6


Deixe secar naturalmente para um melhor resultado do trabalho. Após 1 hora mais ou menos, agite bem a tinta craquele palha e a tinta craquele Verde Pinheiro. (lembrado que para um melhor resultado a tinta craquele precisa estar bem misturada). Coloque um pouco de cada uma numa bandeja de isopor. Com a esponja, pegue um pouco da cor mais clara e bata em todo o vidro sobre o verniz craquele, se deixar bastante tinta maior será o craquele.

 




Passo 7


Antes de a tinta começar a secar, pegue a tinta Verde Pinheiro e mescle no vidro até ficar do seu gosto. Se preferir trabalhe com 2 pedaços de esponja, isso facilita. Coloque um pouco da palha e um pouco da Verde e assim por diante. Lembrando que a tinta palha precisa estar molhada para conseguir mesclar e poder craquelar.
 




Passo 8


Deixe secar também naturalmente para um melhor resultado. Quando secar ele ficará dessa forma. Lembrando que quanto mais tinta, maior o craquelado, quanto menos tinta, menor o craquelado.




Passo 9

Após totalmente seco, passe com pincel macio a laca acrílica cristal ouro rico em toda a peça onde foi craquelada. Espere secar. Passe uma segunda que preferir.




Passo 10

Depois de bem seco, passa duas demaos de tinta plástica ouro rico.




Passo 11

Após total secagem ele ficará como mostra a foto.

OBS:

Neste vidro eu usei a tinta plástica, para quem quiser pode-se misturar um pouco de goma laca incolor com purpurina e passar no vidro, dará o mesmo efeito. Lembrando apenas que a goma laca incolor é solúvel no Álcool, portanto, deve-se limpar o pincel no álcool.

No vaso de vidro mostrado na foto, eu usei a tinta craquele Palha com a Rosa Antigo, uma combinação perfeita e delicada. Eu fiz exatamente o mesmo processo, mas terminei meu vaso apenas na Laca acrilica Cristal, e por cima dela passei duas demaos de goma laca incolor (para garantir um melhor resultado do meu vaso). Lembrando que a peça é apenas decorativa, não podendo usá-la com plantas naturais. Obs. No caso do vaso Todo o trabalho é feito pelo lado de dentro.

Vocês poderão observar nas fotos do passo a passo que as figuras dos vidros mudarão, fiz três vidros como passo a passo, para ir mais rápido, por isso a mudança.